Telefone:  11 4555-2277  /  11 4555-1030

  

Menu

Caracterização da Unidade Escolar

Caracterização da Unidade Escolar

1O Colégio Monsenhor Alexandre é fruto da prudência, dedicação e da fé na criatura humana que com sabedoria dignifica e amplia a semente deixada por Monsenhor Alexandre Venâncio Arminas.

2Aspiramos a uma nova forma de relação entre as pessoas, de respeito, de consideração, de abertura diante do diferente e do oposto: ajudar para que nossas crianças e jovens sejam cada vez mais ponderados, críticos e criativos nas mais diversas situações de sua vida pessoal e comunitária. Enfim, querer que tenhamos uma sociedade diferente, com pessoas que venham a usar da sua racionalidade, e resolvem e encontram soluções para os seus problemas pelo diálogo e sejam equilibradas nas mais diversas situações. Acreditamos e defendemos uma proposta educacional embasada numa postura filosófica emancipatória.

3Por isso o nosso lema: “Preocupação com o Aprender a Pensar”. Educar para o pensar é acreditar no valor e nas capacidades do ser humano de construir uma sociedade mais justa, fraterna e de condições igualitárias para todos.

4A escola e a educação são entendidas como instrumentos, como meio, uma via através da qual o ser humano se torne plenamente humano apropriando-se da cultura, isto é, da produção humana historicamente acumulada.

5A escola e a educação são entendidas como instrumentos, como meio, uma via através da qual o ser humano se torne plenamente humano apropriando-se da cultura, isto é, da produção humana historicamente acumulada.

  • O processo educativo acontece em uma Comunidade de Aprendizagem investigativa, orientada pelo professor com a intenção de desenvolver a compreensão e o julgamento adequado;
  • Estimulamos os alunos a pensarem sobre o mundo, vendo-o como ambíguo, equívoco e inexplicável;
  • As disciplinas não são nem incompletas, nem coincidentes: os conhecimentos dos temas propostos devem ser bastante problemáticos;
  • O professor tem que ser maleável e “falível” com relação ao conhecimento;
  • Os alunos podem e devem pensar e refletir, desenvolvendo cada vez mais a razão das relações contidas nos temas investigados.

 

Log In or Sign Up

Log in with Facebook

Esqueceu sua senha? / Esqueceu seu usuário?