Telefone:  11 4555-2277  /  11 4555-1030

  

Menu

Justificativa

Justificativa

Os dirigentes do Colégio Monsenhor Alexandre e de sua mantenedora já se conscientizaram da vocação desta instituição de ensino, inclusive na área da saúde, que oferece curso desde 1969. Retomando um pouco à história de Mauá, voltamos aos anos 50 quando Monsenhor Alexandre, então pároco da Igreja Matriz Imaculada Conceição, criou o Colégio que deveria ter um cunho comunitário, atender aos necessitados e oferecer cursos profissionalizantes voltados para trabalhadores da região. Assim foi instalado o Curso de Aprendizagem de Enfermagem na Escola de Enfermagem “Imaculada Conceição” e mais tarde, em 1981, com apoio de toda a comunidade paroquial, representada pelo “CASSIC”, foi instalado o Colégio “Monsenhor Alexandre Venâncio Arminas”, tendo na oportunidade se aglutinado à então Escola de Enfermagem, formando com ela um só conjunto.

 Desde muito cedo ficou claramente estabelecido que a excelência de ensino seria condição primordial da escola. Em uma etapa posterior com as fundações ideológicas bem estabelecidas, o projeto do Colégio foi levado ao Conselho Superior do “CASSIC”, que o encampou com entusiasmo e repassou-o para a Comunidade Paroquial. Monsenhor Alexandre iniciou as atividades as quais deram continuidade, Dom Jorge Marcos de Oliveira, Cônego Belisário Elias de Sousa e Padre Nelson Roselli Filho num trabalho que tem uma ampla visão de futuro. Com todo esse apoio não foi difícil levar a ideia avante, sendo todos os empecilhos removidos com ajuda e a boa vontade de todos que a abraçaram. A partir de então, em função da realidade de Mauá, os objetivos passaram a ser redefinidos, pois parece natural que havendo um Colégio comunitário que atenda as crianças em faixa etária escolar, estaremos contribuindo para fixar em Mauá os estudantes que procuram escola do mesmo tipo nas outras cidades vizinhas. Assim, nossos alunos estão em iguais condições de competir com alunos oriundos de escolas congêneres para ingressar em estudos superiores.

Queremos também levar em consideração a procura de alunos egressos do nosso curso de Auxiliar em Enfermagem e de outras escolas, ainda mais tendo conhecimento, através do Ministério da Saúde, que a função do auxiliar em enfermagem será necessariamente transportada para o técnico em enfermagem. Por outro lado nossa cidade localiza-se numa região com mais de um milhão de habitantes, um número considerável de hospitais e clínicas e, portanto, nosso Colégio está inserido num contexto onde há um grande mercado de trabalho. Notamos ainda que o trabalho na área da saúde é extenso; acompanhamos junto aos órgãos públicos a necessidade de mão-de-obra ainda mais qualificada. Estamos cientes de que devemos preparar nossos alunos para pleno exercício de suas funções mentais, cognitivas e sócio-afetivas, com capacidade de aprender com autonomia e assimilar o crescente número de informações, adquirir novos conhecimentos e habilidades e enfrentar situações inéditas com dinamismo, flexibilidade e criatividade. Concluindo, enfatizamos que o Colégio Monsenhor Alexandre tem condições de oferecer o Curso pois encontra-se no ramo há um bom tempo e possui profissionais habilitados e registrados no COREN (Conselho Regional de Enfermagem).

 

 

 

Log In or Sign Up

Log in with Facebook

Esqueceu sua senha? / Esqueceu seu usuário?