5 principais transtornos de aprendizagem e como eles se manifestam

Os transtornos de aprendizagem são condições neurológicas que afetam a capacidade de um indivíduo de receber, processar, armazenar ou produzir informações.

Essas dificuldades podem interferir significativamente na vida acadêmica, social e emocional dos estudantes, mas com o entendimento adequado e suporte, é possível minimizar os impactos e promover o sucesso educacional.

Visando conscientizar os pais e educadores de nossa comunidade escolar, o Colégio Monsenhor Alexandre separou alguns dos principais transtornos de aprendizagem e como eles se apresentam:

1. Dislexia

A dislexia é talvez o transtorno de aprendizagem mais conhecido. Caracteriza-se por dificuldades na leitura, compreensão de textos, ortografia e até mesmo na escrita. Crianças com dislexia podem trocar letras, ter dificuldade em reconhecer palavras comuns ou ler em voz alta com precisão.

2. Disgrafia

A disgrafia está relacionada às dificuldades específicas na escrita. Os alunos podem apresentar letras malformadas, espaçamento irregular entre palavras, dificuldade em organizar ideias por escrito e problemas de coordenação motora fina.

3. Discalculia

A discalculia afeta a habilidade de compreender e manipular números e conceitos matemáticos. Os sintomas incluem dificuldade em memorizar sequências numéricas, problemas com operações aritméticas básicas e dificuldades em entender conceitos de tempo e dinheiro.

4. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Embora não seja exclusivamente um transtorno de aprendizagem, o TDAH pode interferir significativamente no desempenho escolar. Caracteriza-se por desatenção, impulsividade e hiperatividade, o que pode prejudicar a organização, conclusão de tarefas e foco durante as aulas.

5. Transtorno de Processamento Auditivo (TPA)

O TPA afeta a forma como o cérebro interpreta sons, especialmente a linguagem. Os indivíduos podem ter dificuldade em entender instruções verbais, seguir conversas em ambientes ruidosos e diferenciar sons similares.

Como identificar e apoiar:

É fundamental que educadores e pais estejam atentos a sinais como dificuldades persistentes e desproporcionais em áreas específicas do aprendizado.

A identificação precoce pode permitir intervenções eficazes, como adaptações no ambiente escolar, técnicas de ensino diferenciadas e suporte individualizado.

No entanto, é importante lembrar que cada pessoa é única e os transtornos de aprendizagem se manifestam de maneiras variadas.

O apoio emocional e a criação de um ambiente de aprendizado positivo e inclusivo são essenciais para o desenvolvimento pleno de todos os alunos, independentemente dos desafios que possam enfrentar.

No Colégio Monsenhor Alexandre, estamos comprometidos em entender e apoiar cada aluno de maneira individualizada.

Trabalhamos junto com pais, professores e psicóloga em tempo integral para garantir que todos os estudantes tenham as ferramentas e o suporte necessário para alcançar seu potencial máximo.

Se você suspeita que seu filho possa estar enfrentando desafios relacionados a transtornos de aprendizagem, não hesite em entrar em contato com nossa equipe.

Juntos, podemos transformar desafios em oportunidades e garantir que cada aluno receba o suporte necessário para prosperar academicamente e além.

Deixe um comentário

Colégio Monsenhor - Logotipo

Preocupação com o aprender a pensar.

Inscreva-se

Endereço:
Praça Monsenhor Alexandre Arminas, 1
Bairro Matriz | Mauá | SP | Cep 09370-111

Telefones:
11 4555-2277 | 11 4555-1030
11 99763-0597

E-mails:
secretaria@monsenhor.g12.br
comercial@monsenhor.g12.br

Oi! Oficina da Imagem © 2024. Todos os direitos reservados.

× Como posso te ajudar?