Caracterização da
Unidade Escolar
O Colégio Monsenhor Alexandre é fruto da prudência, dedicação e da fé na criatura humana que com sabedoria dignifica e amplia a semente deixada por Monsenhor Alexandre Venâncio Arminas.
Aspiramos a uma nova forma de relação entre as pessoas, de respeito, de consideração, de abertura diante do diferente e do oposto: ajudar para que nossas crianças e jovens sejam cada vez mais ponderados, críticos e criativos nas mais diversas situações de sua vida pessoal e comunitária. Enfim, querer que tenhamos uma sociedade diferente, com pessoas que venham a usar da sua racionalidade, e resolvem e encontram soluções para os seus problemas pelo diálogo e sejam equilibradas nas mais diversas situações. Acreditamos e defendemos uma proposta educacional embasada numa postura filosófica emancipatória.
Por isso o nosso lema: “Preocupação com o Aprender a Pensar”. Educar para o pensar é acreditar no valor e nas capacidades do ser humano de construir uma sociedade mais justa, fraterna e de condições igualitárias para todos.
A escola e a educação são entendidas como instrumentos, como meio, uma via através da qual o ser humano se torne plenamente humano apropriando-se da cultura, isto é, da produção humana historicamente acumulada.
Preocupação com o Aprender a Pensar
- O processo educativo acontece em uma Comunidade de Aprendizagem investigativa, orientada pelo professor com a intenção de desenvolver a compreensão e o julgamento adequado;
- Estimulamos os alunos a pensarem sobre o mundo, vendo-o como ambíguo, equívoco e inexplicável;
- As disciplinas não são nem incompletas, nem coincidentes: os conhecimentos dos temas propostos devem ser bastante problemáticos;
- O professor tem que ser maleável e “falível” com relação ao conhecimento;
- Os alunos podem e devem pensar e refletir, desenvolvendo cada vez mais a razão das relações contidas nos temas investigados.