As aulas de Judô são muito importantes para os alunos no Colégio Monsenhor, onde encontramos uma ótima estrutura e um ambiente favorável para a prática desta modalidade, tendo em vista que a escola é um marco na vida dos alunos, além de referência social e afetiva, funcionando como um porto de segurança para as questões sócio-emocionais dos alunos.
O Judô é uma ferramenta de educação física bastante rica em ações motoras e práticas educacionais. É de grande importância a prática do Judô na escola visando à vivência do aluno nessa modalidade, de tal forma que venha contribuir com vários benefícios, tais como o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, psicomotor e disciplinar.
O Judô tem como meta principal a disciplina, o respeito com o próximo, o equilíbrio entre o corpo e a mente, o raciocínio e a coordenação motora. É uma modalidade completa, onde todo corpo trabalha formando um equilíbrio entre o corpo e a mente do aluno. Todo esse processo traz motivação para o aluno praticar esse esporte, que também presa muito pela coletividade, amizade e trabalho em grupo com os alunos.
Neste contexto, o Judô, com fortes componentes educacionais baseados na disciplina e contra a violência, visa a formação de cidadãos críticos, dotados de atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade. O aluno aprende que ele possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam e paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes.
Praticar Judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo a obedecer com justiça. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência. Portanto, o Judô é uma importante ferramenta pedagógica para se atingir os mais variados objetivos planejados pelo docente.
Atenciosamente,
Professor Jurandir.