Você já teve a sensação, ao chegar na vida adulta, que teria sido muito útil aprender determinado tema na escola – que não costuma fazer parte das grades curriculares? Se este pensamento já lhe ocorreu, certamente a educação financeira seria um desses assuntos fundamentais a serem aprendidos desde a infância. Neste sentido, vale pensar no influente papel da escola na formação emocional, social e intelectual dos indivíduos e, por essa importância, este se torna o ambiente ideal para se ensinar desde cedo questões centrais da fase adulta.
Por que educação financeira?
Existe uma confusão comum na relação de educação financeira a uma busca desenfreada por fortuna, especialmente quando se pensa no ensino deste tema a crianças. Entretanto, o foco do aprendizado é o bom gerenciamento do dinheiro, que envolve hábitos financeiros saudáveis, tomadas conscientes de decisões e até a importância de poupar parte desses recursos para situações de emergência.
Em um contexto infantil, a educação financeira pode começar em ensinamentos simples e até lúdicos, como estimular a criança a juntar dinheiro em um cofrinho para comprar um brinquedo que deseja, sem cair na tentação de gastá-lo com outras coisas superficiais antes de atingir essa meta. É sobre ensinar a importância da poupança e da economia para se obter o que deseja. Além disso, a educação financeira é precisa quando o assunto é não cair em armadilhas, por exemplo: gastar mais do que se ganha, entrar em dívidas ou se enrolar desnecessariamente com juros abusivos. Com esses pequenos exercícios e ensinamentos, aprende-se a vantagem de manter o orçamento sob controle.
Pensando no futuro que desejamos para as nossas crianças, esse é um meio de aprenderem a não olhar para o dinheiro de forma limitada, para suprir desejos momentâneos. É como olhar para ele, sabendo da importância que tem para suprir necessidades básicas – que muitos não têm acesso – além de um recurso para construírem um futuro melhor e realizarem seus sonhos.
Crianças bem educadas se tornam adultos conscientes sobre as próprias vidas e sobre a sociedade em que vivem. Afinal, tudo começa na informação, no diálogo e no ensino. E quando o assunto é ensino, é fundamental encontrar lugares que se preocupem em passar consciência, pensamento crítico e valores para os alunos.
O Colégio Monsenhor Alexandre preza por essa e outras temáticas fundamentais a serem ensinadas na escola, já que faz parte de sua missão formar cidadãos éticos e responsáveis. Por isso, o Monsenhor Alexandre tem como prioridade trabalhar com expertise temas que vão além da grade comum curricular. Saiba mais sobre o programa de ensino e aposte também na preocupação com o aprender a pensar aqui.