Você conhece os benefícios da fonoaudiologia? Apesar de pouco divulgado, este é um acompanhamento muito indicado para casos em que a dificuldade na comunicação oral se faz presente. Quando falamos em saúde infantil, esse tema é ainda mais importante e saber a hora de procurar ajuda profissional pode ser imprescindível para a evolução cognitiva da criança. Por isso, hoje vamos te mostrar algumas áreas em que o fonoaudiólogo atua e quando é recomendado procurar um tratamento.
Muito além do “ensinar como falar”
O fonoaudiólogo é responsável pela saúde vocal, fluência e articulação da fala. Além disso, ele trabalha outros aspectos relacionados à comunicação, como: audição, respiração e até mesmo a mastigação e deglutição. Por isso, quando se nota alguma situação anormal nessa área, ele é capaz de diagnosticar transtornos, conduzir terapias, orientar e até prevenir pioras no quadro.
Pensando em um contexto infantil, alguns fatores podem justificar a necessidade da reabilitação da comunicação, como o autismo, a deficiência auditiva, a síndrome de down, alguma alteração neurológica ou um atraso de linguagem que não tenha uma razão tão evidente. Nesse sentido, vale ficar atento a sinais como gagueira, rouquidão, problemas de deglutição (dificuldade para engolir) e dificuldades na interação social.
A partir do diagnóstico, as terapias são formuladas de acordo com as especificidades do caso. Nessa faixa-etária, é comum o uso de atividades lúdicas, para que a criança se sinta envolvida e compreenda cada etapa do tratamento – o que reflete diretamente nos seus resultados.
É importante ressaltar que cada criança tem suas particularidades e um ritmo único de crescimento. A necessidade do acompanhamento fonoaudiológico não é uma sentença ou um motivo de pânico, mas a possibilidade desse crescimento acontecer de forma saudável, em que os obstáculos são superados com apoio e responsabilidade.
O tratamento vai além do consultório!
Por fim, vale dizer que o tratamento vai muito além do consultório. Se envolva no processo, acompanhe os exercícios prescritos para casa e incentive, no dia a dia, as habilidades de comunicação do seu filho. Além disso, fortaleça sua rede de apoio com familiares e, principalmente, com a escola – que tem um papel tão importante na formação dos pequeninos.
Temas como saúde e bem-estar do aluno devem ser tratados como prioridade e o Colégio Monsenhor preza por uma parceria que vai além da grade curricular. Conte com uma escola que sente, transforma e acolhe. Saiba mais sobre a missão, lema e diferenciais do Colégio: https://monsenhor.g12.br.