SOBRE O CANTO CORAL.
Participar de uma prática cultural e artística amplia os horizontes do conhecimento, além de desenvolver inúmeras habilidades importantes no desenvolvimento humano. Dentre elas, encontramos o canto coral, que permite uma consciência corporal que capacita o reconhecimento do seu próprio corpo, como o movimento muscular, a respiração, o espaço dentro de si mesmo, e o equilíbrio. Enfim, tudo em seu próprio corpo.
Nesta prática, o aluno aprende a controlar sua respiração, desenvolvendo também a capacidade dos seus pulmões, trabalha a audição e realiza exercícios fonéticos.
Outra prática do coral, são os alongamentos, trava-línguas, exercícios vocais com vibração dos lábios ou da língua.
A prática do canto coral também diminui a ansiedade e o estresse como também favorece a autoestima.
Outro aspecto da prática coral, é o desenvolvimento da sociabilidade, cantar em grupo ajuda muito no convívio social e na superação da timidez.
Além disso, desenvolve a capacidade de prestar atenção nas pessoas ao seu lado, melhorando a audição. Isso porque, para a música acontecer, você precisa saber o que está ocorrendo a sua volta para cantar sua parte no momento certo.
Outro ponto importante é o aprendizado musical. Para cantar, o aluno compreende o que são dinâmicas musicais (cantar baixo/fraco ou com grande volume), fraseado musical, ritmo, cantar intervalos musicais, a ler os movimentos do regente, ler partitura, entre outras ações.
Além disso, o aluno tem acesso à história da música e a ler em outras línguas, já que o repertório coral é gigantesco, proporcionando uma vivência cultural de outras culturas. Por fim, permite uma proximidade com o mundo musical, além das experiências que as apresentações em locais públicos proporiam aos participantes, trazendo um amadurecimento do aluno perante o público.
SOBRE O CORAL
- Promover a integração e a cooperação do trabalho em grupo;
- Analisar o mundo de forma crítica, usando da empatia, os modismos, danças, novelas, artes, etc., formando cidadãos;
- Ouvir e falar como formas de expressão de sentimentos e opiniões lógicas ou não;
- Saber interpretar, dramatizar, improvisar, usar maquiagem, luz e todos os elementos cênicos;
- Conhecer a história do teatro, os autores brasileiros e outros.