Arte
É uma viagem dentro de minha alma
Tão confusa, mas que se deslumbra
Com tanta magia e alegria.
(Sueli Maria de Oliveira 03/2002).

A musicalização, através da flauta doce, é um momento agradável, de grande sensibilidade e essência para com a música, a qual interiorizamos através da experiência vivenciada, independente da teorização sobre o conteúdo ou do aprendizado do instrumento.

Esta atividade alternativa propõe como ferramenta o resgate da nossa cidadania, “autoestima” em todos os níveis de convivência humana seja por idade e classe social. A convivência cotidiana com a música, como forma de apreciação e execução, transforma o ambiente, estimulando o desenvolvimento da expressão, interpretação, socialização, raciocínio lógico, pesquisa, organização, autonomia e a imaginação criadora.

A prática do instrumento estimula a coordenação motora, concentração motora, conscientização ambiental, percepção artesanal, estímulo à expressão corporal, canto na musicalização. A flauta nos proporciona paz, calma e fortalece os nossos pulmões, pois requer uma respiração correta pelo diafragma e articulamos “tu” através da língua impulsionada pelo cérebro, a digitação da nota com a mão esquerda e direita e a leitura teórica.

Alguns benefícios:
  • Aumenta a capacidade de concentração através do tempo estipulado pela música;
  • Melhora as habilidades de gestão de tempo e organização como a execução da música;
  • Melhora as habilidades de trabalho em conjunto, pois requer o ouvir e estar tocando em sintonia com todo o grupo;
  • Melhora a coordenação motora através dos exercícios de digitação das posições das notas;
  • Melhora as habilidades matemáticas através da armadura de calves e figuras musicais;
  • Coloca o estudante em contato com diversas culturas através das músicas expostas como história da música, gênero musical e cultura dos povos;
  • Mantém a concentração em primeiro plano;
  • Estimula a interpretação e expressão musical e assim também alivia o estresse físico e emocional.

Musicalizar é inserir a criança na compreensão do plano da expressão, isto significa que quando ouve ou executa a música através da flauta doce ela proporciona formas básicas de linguagem, tornando a pessoa mais receptiva, sendo capaz de reconhecer, perceber, criar, ouvir sons como vozes, instrumentos, sons naturais ou eletrônicas e a classificá-los. Aspectos estes que promovem clareza, percepção, compreensão que fazem parte do processo de interpretação de quem aprecia.

Tenho o privilégio de poder trabalhar nesta Instituição que é referência em educação no Município de Mauá, sendo adequada ao meu perfil como educadora, onde os valores promovidos como bem-estar social, cultural, familiar têm todo o respeito de forma explícita em nossa vivência cotidiana em todos os setores da escola.

O ensino é de qualidade, os professores são atenciosos e trabalham com a multidisciplinariedade que é algo essencial na educação atual, a tecnologia é posta em todos os ambientes, os materiais de apoio, disponibilizados para as aulas de musicalização de flauta doce, tais como instrumentos, espaço adequado e material para a produção de jogos lúdicos, dão todo o suporte para  diversificar a nossa didática e o nosso plano de ensino, o que me estimula a trabalhar e ser feliz na profissão que me escolheu e que eu escolhi.

A vida escolar é muito importante, há uma forma especial de acompanhamento por parte da gestão, coordenação pedagógica, dos docentes, dos colaboradores, familiares para com os estudantes, o que é estimulante pelo motivo de exercer o valor da educação, orientando-os e dando-lhes a importância que nossos alunos necessitam e merecem.

Quanto à segurança, a escola possui funcionários preparados para acolher, sistema de câmeras de vigilância, excelente localização, ficando no centro da Cidade, permitindo fácil acesso para ambas as partes da sua clientela.

O ambiente escolar é acolhedor desde o momento da entrada, onde todos são recebidos de maneira muito atenciosa sendo respeitados e apoiados.

As instalações e espaços físicos são apropriados para as práticas pedagógicas, esportivas, artísticas, os ambientes estão sempre higienizados, iluminados, organizados, conforme a necessidade da aula e a gestão está sempre disposta a adquirir novos recursos para que possamos exercer nossas funções com qualidade.

Ser uma colaboradora deste Colégio, me dá a oportunidade de sentir orgulho por fazer a diferença na educação, além de ser feliz realizando meu sonho.

Minha Vida, Flauta Doce.

A cada respiração, a cada nota tocada.
É uma batida do meu coração apaixonado.
E encantado com sua suavidade e leveza.
Quando toco minha amada flauta doce.
Viajo para um lugar desconhecido.
Tremo-me com suas notas doces e mágicas.
Não, não sei o que sinto quando toco.
Só sei responder apenas que,
Tocar Flauta é Viver em Outro Mundo

Colégio Monsenhor - Logotipo

Preocupação com o aprender a pensar.

Inscreva-se

Endereço:
Praça Monsenhor Alexandre Arminas, 1
Bairro Matriz | Mauá | SP | Cep 09370-111

Telefones:
11 4555-2277 | 11 4555-1030
11 99763-0597

E-mails:
secretaria@monsenhor.g12.br
comercial@monsenhor.g12.br

Oi! Oficina da Imagem © 2021. Todos os direitos reservados.